sexta-feira, março 29, 2013

"Cultura Popular" A História de Um Povo. E Quem é o Seu Artista? É Você.



A cultura popular aparece associada ao povo, às classes excluídas socialmente, às classes dominadas. A cultura popular não está ligada ao conhecimento científico, pelo contrário, ela diz a respeito ao conhecimento vulgar ou espontâneo, ao senso comum.
“A obra de arte popular constitui um tipo de linguagem por meio da qual o homem do povo expressa sua luta pela sobrevivência. Cada objeto é um momento de vida. Ele manifesta o testemunho de algum acontecimento, a denúncia de alguma injustiça” (AGUILAR, Nelson (org). Mostra do Redescobrimento: arte popular. In: BEUQUE, Jacques Van de. Arte Popular Brasileira, p. 71). O artista popular não está preocupado em colocar suas obras expostas em lugares prestigiados.



Nesse sentido, o mais importante na arte popular não é o objeto produzido, e sim o próprio artista, o homem do povo, do meio rural ou das periferias das grandes cidades. Por isso também a arte popular é sempre contemporânea a seu tempo. Por exemplo, a arte popular do século XVIII (as cantigas, poemas e estórias registradas pelos estudiosos) é bem diferente de outras formas de arte popular hoje, como o rap, o hip hop e o grafitti, que acontecem nas periferias dos grandes centros urbanos como São Paulo. O rap e o hip hop aparecem associados quase especificamente à população negra, excluída socialmente.
A cultura popular é conservadora e inovadora ao mesmo tempo no sentido em que é ligada à tradição, mas incorpora novos elementos culturais. Muitas vezes a incorporação de elementos modernos pela cultura popular (como materiais como plástico por exemplo) a transformação de algumas festas tradicionais em espetáculos para turistas (como o carnaval) ou a comercialização de produtos da arte popular são, na verdade, modos de preservar a cultura popular a qualquer custo e de seus produtores terem um alcance maior do que o pequeno grupo de que fazem parte.


O artista popular tira sua “inspiração” de acontecimentos locais rotineiros, a arte popular é regional. Por isso a arte popular se encontra mais afetada pela cultura de massas que atinge a todas as regiões igualmente e procura homogeneizá-las culturalmente do que a erudita.
O produtor de cultura popular e o de cultura erudita podem ter a mesma sofisticação, mas na sociedade não possuem o mesmo status social - a cultura erudita é a que é legitimada e transmitida pelas escolas e outras instituições. É importante ressaltar que os produtores da cultura popular não têm consciência de que o que fazem têm um ou outro nome e os produtores de cultura erudita têm consciência de que o que fazem tem essa denominação e é assunto de discussões, mesmo porque os intelectuais que discutem esses conceitos fazem parte dessa elite, são os agentes da cultura erudita que estudam e pesquisam sobre a cultura popular e chegam a essas definições.
A cultura popular é o universo da vida real do homem do povo, e sua expressão e sua criação não busca o espetáculo, busca uma saida manifestada visão do mundo que o cerca.

Marcilio Reginaldo

Projeto AD na Copa ganha canção oficial


Ministério Hebrom compõe canção tema do projeto evangelístico




Projeto AD na Copa ganha canção oficial
O Projeto AD na Copa dá mais um passo no desenvolvimento da estratégia proposta para a evangelização no Brasil durante a realização da Copa do Mundo de 2014, ocasião em que milhares de turistas afluirão ao solo brasileiro para participar da segunda maior competição esportiva internacional do mundo. 

O projeto é uma iniciativa da CGADB por meio da Comissão de Evangelização e Discipulado, presidida pelo pastor Raul Cavalcante, que o idealizou. O coordenador nacional do projeto é o pastor Arnaldo Senna, da AD no Belenzinho (SP).

O passo dado é em relação à composição da canção oficial do projeto, que será utilizada como instrumento de evangelização durante os dias do evento, com divulgação nas mídias. Ela será também executada em todas as concentrações evangelísticas realizadas durante a Copa. E para compor essa canção-tema, foi convidado o grupo de louvor Ministério Hebrom, da gravadora CPAD Music. A composição oficial do projeto será o "grito e louvor de guerra" na boca de todo o povo assembleiano. 

Amaury Bertoqui, líder do grupo, conta que ficou muito feliz ao ser convidado para participar dessa grande mobilização evangelística e que orou muito ao Senhor pedindo as palavras certas para atingir os corações através do louvor. "Nos preocupamos em escrever algo que não fosse focado no segmento evangélico, pois não poderíamos usar o ‘evangeliquês’, que nós crentes entendemos muito bem, mas as outras pessoas não conhecem. Então, oramos para Deus nos dar as palavras certas a fim de atingir o coração dos perdidos".

"O resultado não poderia ser melhor", garante pastor Senna, entusiasmado. Ele conta que a canção mescla elementos culturais dos 12 estados brasileiros que sediarão os jogos e usa vários termos do nosso hino nacional. 

Em breve a canção estará disponível no site do projeto para ser ouvida e disponível para download no endereço eletrônico www.adnacopa.com.br, que está sendo totalmente reformulado depois de seu lançamento em janeiro de 2013.

* Mais informações na edição 1535 (abril) do Jornal Mensageiro da Paz
 
Por Renata Santos

quinta-feira, março 28, 2013

Em quatros anos, ILP qualifica mais de 13 mil pessoas


Criado em 2009, o Instituto do Legislativo Potiguar (ILP) é mais uma vertente dos projetos que a Assembleia Legislativa do RN realiza, indo além do seu papel de legislar, com o intuito de manter suas portas sempre abertas, aproximar-se e atender aos anseios da população.
Credenciado pelo Conselho de Educação e dirigido pelo professor Misael Barreto, o ILP, apesar de jovem, ostenta números grandiosos: já formou a primeira turma de especialistas (Administração Legislativa) e tem duas em andamento (Gestão Pública). Ao final de 2013 serão 170 servidores pós graduados e 80 graduados. Quando somados ao universo de cursos abertos, são cerca de 13 mil pessoas qualificadas.
 
O projeto Assembleia na Copa, centrado nos cursos de Inglês para diversas categorias profissionais e de servidores do Estado, é um dos destaques do instituto, cujas atividades seu diretor explica em detalhes na entrevista abaixo.
 
Entrevista comn o diretor do Instituto do Legislativo, professor Mizael Barreto:
 
A EFICIÊNCIA É UM DOS PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. COMO O ILP, QUE FUNCIONA DESDE 2009, TEM CONTRIBUIÍDO PARA QUALIFICAR OS SERVIDORES DA ASSEMB LEGISLATIVA?
 
Quanto aos servidores, vejo duas vertentes: a primeira é a da satisfação pessoal, o que reflete na auto estima quando eles fazem qualquer investimento intelectual. E nós temos nesta área dois grandiosos caminhos: o primeiro é nos cursos de formação escolar, onde o servidor, aquele que tem só graduação, está tendo a oportunidade de uma pós graduação. E nós, instituto, somos credenciados pelo Conselho de Educação, para oferecer pós graduação latu sensu. A outra área são aqueles servidores que tem apenas a formação de nível médio e nós estamos oferecendo através da contratação de outra atividade, o curso de graduação em Gestão Pública. Além da satisfação pessoal e do incremento da auto estima, vamos ter como reflexo a prestação de serviço melhorada e com qualidade e o próprio servidor beneficiado na sua progressão no cargo de carreira.
 
E COM RELAÇÃO AOS OUTROS CURSOS FORA DA FORMAÇÃO ESCOLAR?
Temos outros cursos que são de atualização profissional, então nestes três anos e meio de funcionamento, com múltiplos cursos, se a gente somar os cursos de capacitação profissional, com os cursos oferecidos nestes projetos comunitários, nós já passamos de 300 cursos, incluindo Informática, Inglês, Português, Atualização ortográfica, Escrita legislativa e atualizações diversas. Já promovemos em Direito Administrativo para procuradores e Direito Previdenciário. O setor de arquitetura e engenharia da Assembleia teve o curso de Autocad. No setor de saúde já oferecemos biossegurança em Odontologia e Enfermagem, atualização em Redação Jornalística.
 
COMO O ILP PLANEJA A OFERTA DE CURSOS?
Estes cursos nascem de duas maneiras. Ou por solicitação do setor ou por indicação própria do ILP e o grande indicador da eficiência e eficácia dos nossos trabalhos é o aumento de solicitação pelos setores dos cursos de atualização. Essas atividades de extensão comunitária – temos extensão própria que são os eventos para a Casa – eventos e projetos para a comunidade.
 
A OUTRA VERTENTE DO ILP É A EXTENSÃO COMUNITÁRIA, ATRAVÉS DE PARCERIAS. QUAIS SÃO AS PARCERIAS PARA 2013?
Nós temos hoje três projetos permanente de extensão comunitária. Primeiro é a preparação para o Enen, que até ano passado era  pré vestibular. Nós recebemos alunos de escolas públicas. Trabalhamos com uma turma de 80 alunos e sempre que há evasão, a gente sempre tem alunos na reserva para completar os suplentes e inclusive tem nos dado satisfação pelo resultado desses alunos nos concursos vestibulares. Segundo, o Assembleia na Copa, ele tem como objetivo preparar pessoas da comunidade para a prestação de serviços. Então é a integração, é o caminho que o ILP pavimentou de integração da ALRN ao esforço da comunidade de Natal para realizar a Copa.
 
HÁ UMA DESCENTRALIZAÇÃO?  
Na zona leste nós temos a própria sede do ILP e a Casa do Bem, em Mãe Luiza. Na zona norte, temos a UERN, com aquele espaço cultural de Natal. Na zona sul, conacan e de ponta negra e na zona oeste duas escolas estaduais no bairro de Nazaré, soldado Luiz  e no nordeste, escola. Este foi o primeiro momento de parceria, num segundo momento fomos procurados pelo Hospital Walfredo Gurgel e montamos uma turma incluindo médicos, enfermeiros, enfim, pessoas do setor de atendimento de urgência, pouquíssimas pessoas que estão em contato com o turista que precisa dos serviços. Outro grande segmento é a academia da polícia, de formação. Nesta academia, é um ramo de uma parceria com a polícia, que é uma escola dotada de duas salas de aula e de um laboratório de informática. E o outro parceiro é o curso de inglês no seminário São Pedro, porque o turista, segundo a diocese, procura os serviços religiosos.
 
O PROJETO RECOMEÇAR TEM UMA FUNÇÃO SOCIAL MUITO IMPORTANTE. QUAL A AVALIAÇÃO DO ILP? 
É diferente porque em geral, quem trabalha com terceira idade, trabalha apenas a inserção social, é o convívio, é dança, é música, é viagem, é palestra. Algum curso de pintura, de arte. O nosso objetivo e foi iniciativa do deputado presidente Ricardo Motta é de despertar no idoso o interesse e ao mesmo tempo mostrar pra ele que ele tem condição de pensar no retorno ao mercado de trabalho. Para estes, nós estamos oferecendo minicursos como empreendedorismo na terceira idade; os direitos do idoso, enfim, cursos que eles pedem e que a gente vai sugerindo. Turismo na terceira idade – quer como turista, quer como assistente ao turista idoso, como fazer um receptivo.
 
NÚMEROS DO ILP
 
Especialistas:
Administração Legislativa – teve 50 concluintes
Gestão Pública: atualmente tem duas turmas em andamento – a primeira vai concluir em 2013.1 e a segunda em 2013.2, cada uma com 60 alunos
Temos 170 servidores que saíram do patamar de graduação para pós graduação
E no convênio com a Unp, através de licitação – temos 80 funcionários que tinham apenas nível médio, vão concluir em dezembro.
Aí serão 250 funcionários beneficiados com a formação escolar de nível superior.
E de 2009, que nós começamos no segundo semestre, até o final, teremos oferecido mais de 300 cursos, seminários, encontros que representam um universo de 13 mil pessoas.
 

Governadora decreta 2013 o Ano Paulo Freire da Educação do RN


Paulo Freire
Paulo Freire
A edição desta quinta-feira (28) do Diário Oficial do Estado traz o decreto da governadora Rosalba Ciarlini, instituindo 2013 como o Ano Paulo Freire da Educação do Rio Grande do Norte.
A medida marca o cinquentenário da aplicação da experiência de alfabetização de adultos, desenvolvida pelo grande educador brasileiro Paulo Freire, durante o governo de Aluísio Alves, na cidade de Angicos. Ao decretar a medida, a governadora considera a necessidade e a urgência de incrementar as políticas de alfabetização de jovens, adultos e idosos, de modo a universalizar o acesso à educação em todo o território potiguar.
Para marcar o Ano Paulo Freire da Educação fica constituída uma Comissão Executiva com a finalidade de cumprir algumas metas, entre elas, desenvolver uma agenda comemorativa em referência aos 50 anos, a ser coordenada pela Secretaria de Estado da Educação, em conjunto com parceiros institucionais e sociais, como a Prefeitura Municipal de Angicos, universidades do Rio Grande do Norte, da Paraíba e de Pernambuco, UNDIME e Ministério da Educação.

Saiba como atuar como Conselheiro


Coleção Gestão Democrática nas Escolas


Coleção Gestão Democrática nas Escolas

Coleção Gestão Democrática nas Escolas
 
Aborda o enraizamento e ativação do conselho escolar e é dirigido aos públicos que tenham interesse em participar no desenvolvimento do conselho de seu estabelecimento escolar, tornando-o ainda mais atuante e dinâmico.
 
Traz um conjunto de reflexões, informações e sugestões para abordar o tema da gestão democrática para além dos muros da escola e propõe uma conversa com as famílias dos(as) estudantes. 
 
Destaca experiências de eleições de conselhos escolares em diferentes cidades brasileiras, trazendo elementos para contribuir com novos processos sem desconsiderar as especificidades de cada território, comunidade, escola e família contemplada.
 
Apresenta subsídios que enriquecem a discussão e o olhar sobre a escola e traz oficinas de problematização da realidade dos conselhos e oficinas que permitem aos conselheiros criar um plano de trabalho.
 
Explicita a teoria do conselho-rede, uma prática em que o conselho escolar e a própria escola estão articulados com outras organizações, equipamentos públicos e pessoas do entorno para resolver problemas que afetam a escola e melhorar a qualidade da educação.
 
Traz as melhores maneiras de elaborar um diagnóstico do conselho escolar e de seu campo de atuação para subsidiar os planos de ação, o monitoramento da efetividade do conselho (o que inclui a construção de indicadores), além de metodologias para realizar o diagnóstico.



Leia mais: http://www.agendapublica.org.br/products/cole%C3%A7%C3%A3o-gest%C3%A3o-democratica-nas-escolas/

Projeto Cidade Miniatura da Fundação Dario Pereira de Macedo

A fundação Dario Pereira e o Empresário e Vereador Bráulio Ribeiro dão inicio as obras do Projeto Cidade Miniatura, uma iniciativa que proporcionará as Escolas Municipais e Estaduais de Apodi e Região um ambiente educacional capaz de favorecer as aulas de campo sobre meio ambiente, transito, urbanismo, arquitetura, trilhas ecológicas e Cultura, alem de ser também um local de um potencial turístico, tendo como atração o Mirante que dará vistas á Barragem de Santa Cruz. Trata-se de um projeto histórico sócio-cultural, onde os alunos serão orientados a pesquisar e expor sobre a história do município de Apodi, busca mostrar os valores da nossa terra que fizeram e fazem parte da cultura do nosso município.

O Vereador e empresário Bráulio Ribeiro, mantenedor da Fundação Dario Pereira, esteve acompanhado de Leonardo Oliveira, Assessor, Marcilio Reginaldo, Coordenador da Fundação. Na oportunidade o Sr. Bráulio informou também que a Cidade Miniatura terá uma exposição permanente de trabalho em escultura de animais pré- históricos, da fauna e da flora local. Pinturas e molduras de gesso feito e a base de Concreto, trabalho que será realizado pelo artista plástico Jean Carlos e sua Equipe e terá a participação Projeto Criança Cristalina, assistido pela Fundação Dario Pereira. “Nesta Cidade Miniatura Tambem será construído um espaço para Convenções em geral, será um ambiente climatizado e equipado para dar suporte as interessados em realizar enventos”, comenta Braulio Ribeiro.

O Vereador e Fundação têm demonstrado seu interesse não só pelo empreendedorismo, como também pelo social, gerando empregos e incentivando a cultura através de suas empresas, e as que por ele são administradas. O projeto da fundação é uma resposta â sociedade apodiense, que tem recebido as empresas de bom grado, salientando que as empresas possuem selos reconhecidos para atuação e interesse ambiental.

“Este Projeto é mais um caminho que se abre para a Fundação poder demonstrar sua atuação no Município, neste Espaço da Cidade Miniatura precisamos de parceiros assim para tocar esse importante projeto, outros empresário que queiram participar, estamos abertos para realizarmos convênios através da Fundação, e quem ganha com isso é a nossa sociedade”, comentou Bráulio Ribeiro.